As lentes rígidas gás permeáveis com o tempo vão riscando e podem aderir depósitos em suas superfícies interna e externa. Na medida em que estes depósitos aumentam a lente aos poucos vai perdendo a sua transparência, tornando-a levemente opaca. Isso além de prejudicar a visão quando o estado de opacidade é avançado também causa desconforto no uso da lente. Em estágios muito graves esta lentes devem ser substituídas por novas. Abaixo uma lente RGP em estado bastante precário devido a falta de cuidados e a ser já velha.
Lente riscada e com depósitos muco-proteícos - Cortesia IOSB
Para que este tipo de situação não ocorra e as suas lentes rígidas (gás permeáveis/GPs ou RGPs) possam durar mais e com melhor qualidade existem algumas dicas que poderão ajudar a mantê-las em melhores condições por mais tempo, assegurando assim o conforto, uma qualidade de visão melhor e a saúde da córnea. Um dos fatores mais importantes é o paciente compreender que a necessidade de fazer uma boa limpeza nas lentes é exatamente após a retirada das mesmas que é quando ela está ainda com um pouco de lágrima. Alguns pacientes tem uma lágrima com mais mucina e outros componentes que facilmente aderem a lente se esta não for limpa exatamente após a retirada no uso diário, com o tempo ela ficará como na imagem acima ou pior.
Dicas para conservar e manter as lentes RGPs:
Ao retirar as lentes:
- Lavar bem as mãos e secar as mesmas.
- Retire a primeira lente, coloque-a com a face convexa para baixo na palma de uma das mãos.
- Com o dedo indicador ou menor, esfregue suavemente a lente de maneira que a lágrima que ainda está na lente seja removida mecanicamente.
- Utilize o produto indicado para limpeza (alguns pacientes utilizam o shampoo J&J neutro) e faça movimentos circulares da mesma maneira que no passo 3, ensaboando bem a lente.
- Enxágue em água corrente ou com o produto indicado pelo seu oftalmologista.
- Certifique-se de que a lente está bem limpa e que foi feita a assepsia.
- Guarde sua lente no estojinho limpo e se quiser pingue uma ou duas gotas do produto para lente.
- Repita a mesma operação para a outra lente, a cada passo ou uma de cada vez.
Ao colocar as lentes:
- Lave bem as mãos antes de manipular suas lentes.
- Retire a primeira lente do estojinho.
- Coloque a sobre a palma da mão e pingue algumas gotas do produto para lentes.
- Faça movimentos circulares e ponha mais algumas gotas do produto na lente ou lubrificante ocular indicado pelo seu oftalmologista.
- Insira a lente no olho e depois repita a operação com a lente seguinte.
Dicas em relação ao estojinho das lentes:
- Lave regularmente o estojinho de suas lentes, ao menos uma vez por semana.
- Lave ele com sabonete líquido neutro e deixe secar ao natural, aberto.
- Jamais deixe suas lentes no estojinho em local exposto ao sol ou a temperaturas extremas, tanto o frio perto de zero grau e temperaturas acima de 40 graus podem causar danos ao seu material.
O que você nunca deve fazer com suas lentes:
- Utilizar produtos abrasivos nas lentes (álcool, solventes, removedores em geral)
- Limpá-las na boca com a saliva.
Neste link abaixo há um vídeo que apresenta instruções de como colocar e retirar suas lentes, e no final mostra como fazer a limpeza das lentes e do estojinho:
Luciano Bastos
Diretor & Consultor em LC RGPs
Ultralentes
Nenhum comentário:
Postar um comentário