Pesquisar este blog

Bem-vindo ao Blog Ultralentes!

O Blog corporativo Ultralentes dispõe as últimas notícias e novidades da empresa, além de informações e atualizações sobre nossos produtos de alta tecnologia. Visite também o

FÓRUM ULTRALENTES!

O Fórum Ultralentes é um espaço dedicado á discussão de casos de adaptação de lentes de contato RGPs, o fórum mais organizado e especializado sobre o assunto na internet.

sábado, 21 de junho de 2014

Pre-Release: Lente Escleral SB Reverse e RGP Multifocal

 O que leva a Ultralentes a desenvolver desenhos de alta tecnologia e qualidade são as necessidades dos pacientes que precisam de soluções eficientes que proporcionem a melhor visão possível, conforto e especialmente que mantenha seus olhos saudáveis. Este é o objetivo maior e mais nobre de todo o trabalho desenvolvido pela Ultralentes. Estas tecnologias assim que testadas são disponibilizadas aos oftalmologistas credenciados de forma que eles possam adequadamente resolver os mais complexos casos de reabilitação visual com o uso de nossas lentes especiais. Dando continuidade as nossas iniciativas pioneiras e tecnologias totalmente desenvolvidas em nosso laboratório, estamos publicando este pré-lançamento das novas tecnologias que em breve estarão disponíveis.

A Ultralentes deverá lançar oficialmente durante o mês de Julho duas novas lentes especiais totalmente desenvolvidas totalmente no Brasil por Luciano Bastos e sua equipe técnica. Estas lentes estarão disponíveis para os oftalmologistas credenciados imediatamente após o lançamento oficial. O IOSB e alguns oftalmologistas estão realizando os "trials" e os resultados obtidos estão sendo melhores do que os esperados. Veja a seguir um resumo do que está por vir:

Lente Escleral SB Reverse 

A lente SB Reverse ou simplesmente SB-R é uma lente escleral de diâmetro 18.5 (pode ser solicitada entre 17.5 e 20.5 mm.) com uma curva plana no centro, uma curva secundária mais fechada e a curva de adaptação (háptica) escleral, todas unidas por uma transição asférica suave. Este desenho é indicado em casos de córneas operadas por transplante de córnea ou cirurgias refrativas onde a porção central da córnea fica muito plana, com uma periferia corneana alta formando um "plateau" que dificulta a adaptação de lentes esclerais tradicionais e inviabiliza a adaptação de lentes rígidas gás permeáveis. Esta lente promove um contorno perfeito sobre a córnea que tem um perfil em forma de "trapézio"

Fig.1. Lente Scleral Bastos Reverse (SB-R), projetada e desenvolvida
por Luciano Bastos (Ultralentes). Clique para ampliar

"Este desenho é indicado em casos de córneas operadas 
por transplante de córnea ou cirurgias refrativas 
onde a porção central da córnea fica muito plana"


A Scleral Bastos Reverse (SB-R) pode pode ser personalizado para qualquer condição, basta fazer o teste com as lentes de prova, identificar a que oferece a melhor sobreposição da córnea de maneira homogênea e se necessário a lente pode ser modificada em qualquer parte para que o resultado seja perfeito, uma característica de todas as lentes esclerais da Ultralentes.

Fig.2. Lente SB-R em caso de sequela de cirurgia Refrativa por PRK..

Embora as lentes SB possibilitem uma excelente adaptação em uma enorme variedade de casos observamos no IOSB que alguns casos pós-transplante e pós-cirurgias refrativas poderiam beneficiar-se de um desenho que oferecesse um contorno mais homogêneo da córnea e do limbo em toda a sua extensão. Fizemos os primeiros modelos das lentes SB-R e testamos em uma diversidade de pacientes, escolhemos inicialmente 10 pacientes, 6 pacientes transplantados que já usavam lentes SB UF ou SB UC e outros 4 pacientes sendo três casos de pós-RK e outro pós-PRK. Todos os casos tiveram boa resposta, apenas dois casos foram deixados com as suas lentes originais SB pois não havia necessidade de aprimoramento da adaptação, embora o teste tenha sido válido.

Estamos aguardando avaliações de oftalmologistas que estão testando ou irão testar as lentes SB-R nos próximos 30 dias e juntar a este estudo para uma maior coleta de dados e informações. Desta forma o lançamento oficial está previsto até o final de Julho, possivelmente no dia 30 de Julho de 2014.


RGP Multifocal Ultra Lux 
(Ultra LX)

A necessidade se encarrega de algumas coisas. Por diversos anos a parceria da Ultralentes com a empresa Lifestyle dos EUA na fabricação das lentes RGPs multifocais facilitou o acesso a lentes RGPs multifocais para os oftalmologistas adaptarem em seus pacientes présbitas. Esta parceria continua, mas em virtude das dificuldades de importação inerente a todas as áreas hoje no Brasil, como demora, burocracia absurda, atrasos e pesada carga tributária, resolvi desenvolver uma lente multifocal. Outra necessidade foi que observamos no IOSB que alguns casos precisam ser personalizados para uma melhor resolução da visão binocular de longe, intermediário e perto. 

Após muito estudo e uma enorme quantidade de cálculos consegui desenvolver um método e desenho de lentes multifocais que permite ao paciente obter uma visão binocular de qualidade para longe, perto e intermediário. Os primeiros casos estão sendo testados em pacientes présbitas já usuários de lentes RGPs asféricas monofocais e de pacientes usuários das lentes Lifestyle. Os resultados tem sido muito além de minha expectativa. Eu esperava encontrar resultados satisfatórios mas o que estamos observando são resultados excelentes até aqui. Não sei se foi devido a verdadeira imersão que fiz em torno do assunto ou sorte, possivelmente a combinação dos dois, mas o fato é que estamos no caminho certo. 

"Eu esperava encontrar resultados satisfatórios mas 
o que estamos observando são resultados excelentes"

As lentes MF Ultra Lux possuem uma curva-base asférica com zona óptica central para longe e seguida de uma zona de transição intermediária e periférica que proporcionam uma visão intermediária e perto. A adaptação é feita pela segunda curva, como se fosse uma lente Ultracone. O princípio é parecido com o da lente Lifestyle exceto que a asfericidade e diâmetro da zona óptica é diferente desta.Não há necessidade de uma adaptação superior como na Lifestyle, a adaptação pode ser mais central utilizando os mesmos conceitos utilizados na adaptação das lentes RGPs tradicionais.

Fig.3. Representação gráfica da LC RGP Ultra Lux Multifocal

Na fig.3 acima é possível visualizar as zonas de longe perto e intermediárias, naturalmente estas zonas são imperceptíveis de serem visualizadas na lente pois as transições asféricas são muito suaves. Na adaptação da multifocal Ultra LX é necessária a identificação do olho dominante pois a lente neste olho irá privilegiar a visão para Longe, Intermediário e Perto nesta ordem, respectivamente. No olho contralateral não dominante a lente irá privilegiar a visão de Perto, Intermediário e Longe. Com esta filosofia o objetivo é obter uma visão satisfatória para todas as distâncias, tanto na claridade como com menos luz, em todas as situações que o paciente passa em suas atividades sejam elas profissionais, sociais ou pessoais.

A lente Ultra LX pode ser solicitada em qualquer adição de +0.50 a +4.50 dioptrias. Veja no exemplo nas figuras 4 e 5 abaixo uma simulação da imagem de longe e comparada quando aproximada perto do ponto luminoso. Ao aproximar do ponto liminoso, simulando a visão para perto, há um aumento do tamanho da imagem. O objetivo de utilizar diferentes valores de zona óptica para olho não dominante serve para que em nenhum momento o paciente tenha uma perda do foco, a transição deve ser suave e na medida em que observa um objeto mais próximo o foco é mantido exato. 

Fig. 4 e 5: Foco para longe e perto

Nosso objetivo neste este ano é que esta lente tenha garantia total ou seja, nem o médico e nem o paciente terão custos se o resultado não for o esperado. Com esta garantia total teremos a oportunidade de realizar um estudo bem maior para que mais pessoas possam beneficiar-se desta tecnologia. Há uma possibilidade da Ultralentes licenciar esta tecnologia para outras empresas que queiram fabricar a Ultra LX. Todos as tecnologias e desenhos de lentes desenvolvidas na Ultralentes estão sendo registradas e garantem o direito a exclusividade na fabricação destas lentes. Há a possibilidade de incorporamos a tecnologia das lentes multifocais nas lentes esclerais, este é um projeto futuro mas que deve ser iniciado ainda no 2° semestre de 2014.

É importante mencionar que a Ultralentes nasceu dentro da oftalmologia, cresceu por ela e vive por ela, através do saudoso Dr. Saul Bastos, meu pai e agora seguido por mim e pela equipe do IOSB e da Ultralentes. Não somente estamos dando continuidade a esta história como estamos trabalhando e trazendo inúmeras inovações tecnológicas totalmente desenvolvidas por nosso próprio R&D. Os oftalmologistas não credenciados e que não foram indicados ainda por algum credenciado podem a qualquer momento entrar em contato com a Ultralentes e verificar a possibilidade de cadastramento e eventual credenciamento para poder adaptar as lentes de contato RGPs e esclerais da Ultralentes.

Quero agradecer a enorme confiança depositada em minhas mãos, por estes amigos oftalmologistas de todo o Brasil. É uma grande honra poder ajudar na sua prática de lentes de contato e proporcionar resultados excelentes para seus pacientes.


Diretor & Consultor em Lentes de Contato Especiais
Diretor & Instrutor Clínico de LC Especiais IOSB

Nenhum comentário: