Pesquisar este blog

Informações e Contato:


e-mail ultralentes@ultralentes.com.br

WhatsApp: 51-98111-4410

Telefones: 51-3227-4410 e 51-3028-7710

YouTube:
www.youtube.com/Ultralentes

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

HOMENAGEM AOS 50 ANOS DA SOBLEC

Nos dias 13 e 14 de Novembro de 2021 a SOBLEC, Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria estará realizando o X Congresso Brasileiro da sociedade. Nesta oportunidade será comemorada a fundação da entidade em 1971.
Fig.1: Joseph W. Soper

A história da contatologia médica no Brasil é fascinante, os pioneiros que lembro foram Dr. Gilberto Arruda e Dr. Ari Pena e meu pai, Dr. Saul Bastos que acompanharam o Dr. Gilberto. Em 1970 meu pai passou um ano de estudos e treinamento na Baylor College of Medicine, no setor de oftalmologia e córnea, onde teve intensivo treinamento e educação em lentes de contato com o Dr. Louis J. Girard e com Joseph W. Soper. Importante lembrar que O Dr. Ari e o Dr. Saul Bastos tiveram a oportunidade de aprender com Joseph W. Soper (Fig1), um dos mais importantes técnicos em lentes de contato da história, que desenvolveu lentes rígidas e um desenho especial para ceratocone, chamado de lente Soper ou Soper Keratoconus Lens. Depois mais alguns oftalmologistas brasileiros também estiveram com Soper para aprender sua técnica em lentes de contato.

Embora tenha sido oficialmente fundada em 1972, teve a sua idealização durante o Congresso Brasileiro de Oftalmologia em Campinas, SP em 1971 quando houve uma sessão sobre adaptação de lenets de contato que reuniu em um auditório mais de 200 participantes. Diz o querido amigo Dr. Ari de Souza Pena, na newsletter da SOBLEC, que no dia seguinte ele, o Dr. Newton Kara José e outros colegas começaram a colher assinaturas para a criação de Sociedade Brasileira de Lentes de Contato. 

Segundo Ari, em Maio de 1972, durante o Congresso de Lentes de Contato do Hospital São Geraldo de Belo Horizonte, realizado e dirigido pelo Dr. Emir Soares, foi feita uma ata de fundação da sociedade a qual foi poteriormente registrada em cartório. A criação da sociedade tinha o objetivo de difundir o conhecimento sobre a adaptação de lentes de contato. A SOBLEC assim teve um crescimento gradativo.

Alguns nomes que tiveram importante papel na história da SOBLEC, como o professor Hilton Rocha que nos anos 60 incentivou seu assistente Dr. Wellington Piantino nas lentes de contato e faleceu precocemente. O Dr. Emir Soares o sucedeu no setor de lentes de contato e após alguns anos fundou a empresa que hoje com o tempo se transformou na Mediphacos. O Dr. Newton Kara Jose também foi um nome importante para a contatologia médica e para a SOBLEC em São Paulo. Até o término do mandato de Newton Kara José em 1981 a sociedade já contava com cerca de 1500 sócios. Vários nomes da oftalmologia estiveram presentes na consolidação da SOBLEC, embora seja difícil citar todos alguns nomes importantes que recordo são, a Dra. Saly Moreira (PR), a Dra. Cleusa Coral Ghanem (SC), Dr. Nicomedes Ferreira Filho (MG), Dr. Nilo Holzchuh (SP), Dr. Hamilton Moreira (PR), Dr. Ricardo Uras (SP), Dr. Cesar Lipener (SP), Dr. Marcelo Vicente Sobrinho (SP), Dr. Orestes Miraglia Jr. (MG), Dr. Eduardo Cukierman (RJ), Dra. Neusa Vidal, Dr. Jose Guilherme Pecego e meu pai, Dr. Saul Bastos (RS), um dos fundadores da SOBLEC. Mas seguramente há outros nomes os quais não recordo..

Fig. 2: Dr. Saul Bastos

Tive a oportunidade de acompanhar de perto a evolução da Soblec desde criança ao acompanhar meus pais nos congressos nacionais e internacionais. Muitas vezes pude visitar a parte comercial dos eventos e assim desde pequeno já tinha uma noção de como era. Alguns oftalmologistas, como o próprio Dr. Ari, me conhece desde criança, por isso tudo tenho uma admiração, respeito e carinho imenso pela classe e pela SOBLEC. Já adolescente lembro de ajudar meu pai a fazer os slides de suas apresentações, muitas vezes alternando slides de olhos e lentes de contato com textos datilografados em um papel e posteriormente fotografados e depois mandar fazer os slides. Naquele tempo não existia Powerpoint! Muitos não devem fazer ideia de como era trabalhoso isso, depois no evento tinha que levar a caixinha com os slides para o setor de projeção para que eles pudessem organizar e preparar os mesmos para a apresentação. 

Em 1986 meu pai e eu montamos um laboratório (Ultralentes) para desenvolver suas próprias lentes de contato RGPs, foi ali que iniciei minha educação em lentes de contato, a referência era o livro do Corneal Contact Lenses do Dr. Louis J. Giradi e Joseph W. Soper (TX-EUA). A partir deste momento não parei mais de estudar e me dedicar a ajudar meu pai a desenvolver lentes cada vez melhores. Desde então, formada a Ultralentes, nosso foco foi, e continua sendo, ao longo de décadas o desenvolvimento e aprimoramento da tecnologia em lentes de contato rígidas gás permeáveis e esclerais. Nosso foco sempre foi o fundamentalmente científico e a divulgação de nosso trabalho basicamente foi algo orgânico, através de conversas entre médicos que ficavam sabendo de nosso trabalho e nos procuravam.

A Ultralentes foi, através de mim, o primeiro laboratório no Brasil e na América Latina a desenvolver as modernas lentes ersclerais permeáveis ao oxigênio em meados de 2007 já tínhamos os primeiros protótipos e em 2008 já fizemos os primeiros testes controlados em pacientes no Instituto de Olhos Dr. Saul Bastos (IOSB).

                             "Nosso foco sempre foi o desenvovimento científico"


Apesar de a Ultralentes não ter o apelo comercial que todos os laboratórios geralmente tem, sempre estivemos a disposição e contribuímos em algumas oportunidades para as iniciativas da SOBLEC, como nos congressos de 1994 e 1996 e em algumas outras iniciativas. A Ultralentes tem a tradição de fornecer alta qualidade e tecnologia a todos os oftalmologistas que nos procuram, seja por indicações de colegas ou por pesquisa própria, trabalhamos exclusivamente com a oftalmologia brasileira, sem exceções. 

Durante a década de 90, já trabalhando com meu pai desde 1986 com as lentes de contato, tive a honra de ser convidado como palestrante nos anos de 1994 no Rio de Janeiro no Hotel Copacabana Palace, em 1996 em Porto Alegre no Hotel Plaza San Rafael e em 1997 em São Paulo. Neste congresso de 1994 tive a oportunidade de reencontrar nosso querido mestre Joseph W. Soper que em 1993 me recebeu em Houston (TX) e foi meu segundo grande professor e orientador em lentes de contato especiais, depois de meu pai. Neste congresso fui responsável por ensinar aos oftalmologistas sobre modificação de curvas periféricas de lentes rígidas, utilizando polidoras que a Ultralentes disponibilizou para o curso.

Os responsáveis por estas aulas intensivas de duas tardes inteiras eram eu, o Dr. Ari Pena, Dr. Jose Guilherme Pecego e o Dr. Saul Bastos. Na verdade eles só passavam lá e apreciavam e faziam alguns comentários, o trabalho estava todo sob minha responsabilidade, foi muito proveitoso e ainda mais por terem cedido uma sala que dava para a piscina com uma vista maravilhosa. naquele evento a SOBLEC disponibilizou um estande para a Ultralentes que locamos, era o único que nenhum outra empresa tinha escolhido pois tinha um pilar grande, mas foi incrível pois o estande simplesmente era o caminho pelo qual os oftalmologistas passavam vindo do auditório principal e vários amigos, palestrantes paravam para conversar ali dentro do nosso espaço, inclusive o Soper pois éramos muito amigos. 

Fig.3: Congresso Brasileiro SOBLEC e Global Meeting
Em 2011 tive a honra de ser convidado pela Dra. Tania Schaefer (Fig.3) para participar de um importante  Simpósio Internacional da SOBLEC, como discutidor no módulo "New Options For Treatment of Keratoconus" no Golbal Meeting justamente na aula de meu mestre e orientador nas lentes esclerais, Dr. Perry Rosenthal (Boston, MA). O congresso em Curitiba foi maravilhoso, ainda mais logo após ter um capítulo meu (Cap. 38) sobre lentes esclerais publicado na 2a.edição do livro Lentes de Contato - Padrão CG edição 2010 convite do querido Dr. Brunno Dantas. A primeira publicação sobre lentes esclerais em um livro de oftalmologia no Brasil, uma grande honra contribuir novamente para a oftalmologia Brasileira.

Nos 10 primeiros anos os presidentes da SOBLEC foram Gilberto Lima de Arruda do RJ (1972-1973), Tadeu Cvintal de SP (1974-1975), Ari de Souzxa Pena do RJ (1976-1979) e Dr. Newton Kara Jose. Na fig. 4 a lista dos presidentes por gestão.

Figura 4: Lista dos Presidentes da SOBLEC

Além da sociedade ter a finalidade de difundir o conhecimento e a consolidação da adaptação de lentes de contato na oftalmologia a entidade teve importante papel em assegurar junto as autoridades que a adaptação de lentes de contato é uma atuação médica, prestação de serviço e como tal, isento de ICMS.

Ao longo de todos estes 50 anos muitos nomes importantes de grandes especialistas tiveram papel importante em sua história, seria impossível citar todos aqui, mas graças a eles que a sociedade evoluiu e continua cada vez aprimorando com uma excelente plataforma de ensino a distância e com eventos presenciais bem organizados.

Uma pessoa que devemos ter grande reconhecimento é a Dra. Tania Mara Cunha Schaefer que teve papel fundamental na revitalização e no renascimento da sociedade. Embora tenham outros importantes nomes que também contribuíram, a Dra. Tânia com muita dedicação, empenho, iniciativa e liderança  foi uma oftalmologista que propiciou as condições para todos os resultados que foram obtidos da segunda década do novo milênio para cá. Ela e outros importantes nomes da SOBLEC, conseguiram reunir e cercar de pessoas competentes e dedicadas, conseguir patrocinadores e fazer uma campanha de revitalização da sociedade e dos associados. 

A SOBLEC também teve importante papel na consolidação da adaptação de lentes de contato como ato médico e que deveria ser realizado sempre em ambiente médico e com orientação médica oftalmológica. Essa luta vivi muito de perto também com meu pai quando ele foi presidente da SORIGS e o saudoso Dr. Marco Antônio Becker, na época vice-presidente do CREMERS, tinham reuniões em nossa casa onde as vezes eu acabava participando. 

Este ano de 2021 no qual a SOBLEC completa seus 50 anos, infelizmente não estarei participando, mas não poderia deixar de prestar esta singela homenagem a Sociedade Brasileira de Lentes de Contato (Córnea e Refratometria). Eu desejo muito sucesso a sociedade e a todos os organizadores, palestrantes, expositores e especialmente ao grande público de oftalmologistas, alguns bem jovens que dedicam-se a fina arte da adaptação de lentes de contato.

Saibam todos que a Ultralentes sempre estará de braços abertos para ajudar a todos que nos procurarem, para quem não nos conhece fornecemos lentes de contato para muitos renomados especialistas, talvez vocês ouçam falar da lente Ultracone ou das esclerais SSB ou mesmo SB Full Scleral. Nós desenvolvemos tecnologia própria, com os melhores materiais do mundo e desenhos de alta qualidade e desempenho. 

VIDA LONGA A SOBLEC E MAIS UMA VEZ PARABÉNS PELOS 50 ANOS! 


Luciano Bastos
Diretor e Consultor em LC Especiais
ULTRALENTES  


Nenhum comentário: