Pesquisar este blog

Informações e Contato:


e-mail ultralentes@ultralentes.com.br

WhatsApp: 51-98111-4410

Telefones: 51-3227-4410 e 51-3028-7710

YouTube:
www.youtube.com/Ultralentes

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Novidades em Lentes Esclerais e RGPs

A Ultralentes é uma empresa brasileira com tecnologia própria, desenvolvida por anos de dedicação ao estudo e pesquisa tecnológica de lentes especiais para a reabilitação visual no Brasil. Serve de forma exclusiva a oftalmologia brasileira e através do credenciamento dos mais experientes especialistas, oftalmologistas experientes na adaptação de lentes de contato.

Neste ano de 2015 novos projetos que iniciaram-se há alguns anos serão disponibilizados aos oftalmologistas, dentre elas o lançamento oficial da lente Scleral Bastos Reverse (SB-R) que possui uma curvatura central mais plana que a secundária mais curva (Figura 1) que interliga-se sem junções a zona de adaptação háptica ou escleral. Outra novidade que está em estudos mas deverá ser lançada ainda este ano é a possibilidade de introduzir a tecnologia Ultra LX  de visão multifocal nas lentes esclerais SSB e SB. 

Fig.1: Lente Scleral Bastos Reverse SB-R (Ultralentes)

Esta tecnologia encontra-se em testes junto ao Instituto de Olhos Dr. Saul Bastos onde todas as novas tecnologias são testadas antes de serem disponibilizadas aos demais credenciados. Esta é uma maneira de assegurar a viabilidade e a consistência de resultados para que as novas tecnologias possam beneficiar a milhares de pacientes portadores de miopia, hipermetropia, alta miopia, astigmatismo elevado, ceratocone, casos de pós-transplante de córnea, pós-implante de anel e em especial agora também para os pacientes que estão entrando ou já se encontram na fase da presbiopia (vista cansada). 

A Ultralentes possui dois desenhos de lentes semi-esclerais de diâmetros entre 16.0 mm e 18.0 mm que são a SSB UC e SSB UF e as esclerais SB do tipo "full scleral" de diâmetros de 18.5 a 21.5 mm. nos desenhos SB UC, SB UF e SB-R. Se correr tudo bem todas elas poderão ter acrescido a elas a tecnologia Ultra LX que é a tecnologia de visão multifocal para pacientes présbitas. Nos orgulhamos de ser acima de tudo pioneiros no desenvolvimento das modernas lentes esclerais no Brasil e com uma tecnologia muito avançada superior inclusive a lentes produzidas no exterior. O laboratório UL tem a tradição de inovação e desenvolvimento tecnológico avançado sendo hoje a mais avançada tecnologia com qualidade insuperável o que garante um desempenho superior, constante e com grande regularidade de sucesso nas adaptações feitas pelos oftalmologistas credenciados. Observe junto a figura 2 uma lente escleral do tipo "full scleral" SB-R adaptada em paciente com ceratoectasia iatrogênica pós-cirurgia refrativa. A coloração verde refere-se a fluoresceína aplicada posteriormente a inserção da lente, mostrando a perfeita adaptação sem toque corneano e límbico, repousando suavemente sobre a esclera.

Fig.2: Adaptação da lente Scleral Bastos Reverse SB-R (Ultralentes)

Mais em 2015...

Este anos faremos um maior esforço para que parte de nossa tecnologia em lentes rígidas gás permeáveis e lentes esclerais estejam a disposição de mais oftalmologistas para que mais pacientes possam beneficiar-se desta fenomenal tecnologia que oferece grande conforto, boa visão e especialmente mantém a saúde fisiológica corneana e da superfície ocular dos usuários. 

Outra tecnologia em lentes esclerais que aos poucos está sendo disponibilizada aos oftalmologistas é a tecnologia NRS ou desenhos "Non-Rotationally Simmetric" (Figura 3) que consiste em lentes com a porção háptica com diferentes graus de toricidade para escleras nitidamente tóricas. Esta tecnologia vem a atender aos casos onde devido a uma maior toricidade escleral as lentes esclerais acabam por exercer demasiada pressão nas zonas nasal (especialmente) e temporal e nas porções superior e inferior ficam afastadas da esclera, dificultando ou mesmo impossibilitando a adaptação. 

Fig. 3: Lente escleral SB com tecnologia NRS (Ultralentes)

A tecnologia NRS desenvolvida pela Ultralentes entre 2012 e 2014 foi documentada e inclusive motivo de um artigo de Luciano Bastos e do Dr. Marcelo Bittencourt (IOSB) que foi capa da revista Contact Lens Spectrum Magazine (EUA), lida internacionalmente. O artigo pode ser lido (em inglês) neste link: Customized Scleral Fit in a Case of Keratoconus. O artigo trata de um caso extremamente desafiador no qual tivemos 5 dias para resolver o caso de um paciente do Rio de Janeiro com ceratocone moderado mas que apresentava obstáculos junto a esclera, outro fator limitador do sucesso da adaptação de lentes esclerais em muitos casos. 

A tecnologia NRS desenvolvida por Luciano Bastos e pela Ultralentes permite que a lente em uma porção pontual sobreponha ou circunde o obstáculo de forma a não agredi-lo. Os obstáculos esclerais mais conhecidos são a pinguécula, pterígio, cistos linfáticos e bolha-filtrante (pós-cirurgia de glaucoma, trabeculectomia). Tratam-se de casos de difícil resolução para a adaptação de lentes esclerais e com essa tecnologia as chances de obter sucesso tornam-se bem maiores.


Em relação as lentes rígidas a Ultralentes ao longo dos anos selecionando entre os melhores fornecedores de matéria-prima (totalmente importados) os mais avançados e melhores materiais para a fabricação de suas lentes. O objetivo é encontrar dentre os materiais disponíveis aqueles que tem as melhores propriedades físicas e químicas garantindo assim oxigenação máxima, com estabilidade do material, gravidade específica baixa (leveza da lente final), ângulo de umectabilidade mais baixo possível (afim de proporcionar melhor lubrificação das lentes) e índice de refrações mais potentes. Todos estes fatores contribuem para que as lentes possam ser fabricadas com a menor espessura possível, aumentando a transmissibilidade de oxigênio e leveza e conforto do paciente, sem perda de estabilidade e de resistência a flexão e uma maior interação fisiológica com a superfície ocular. A Ultralentes tem uma vocação científica muito forte, é atualmente uma das empresas com maior número de inovações tecnológicas em lentes especiais no mundo, o que orgulha a todos que lá trabalham e especialmente os oftalmologistas que utilizam sua tecnologia e os pacientes que são beneficiados com lentes de altíssima tecnologia.

Desejamos a todos os oftalmologistas que trabalham pela reabilitação visual de seus pacientes que tenham cada vez mais sucesso e que possam ajudar a mais pessoas. A Ultralentes está de portas abertas para todos os oftalmologistas que a procurarem de forma direta (não há representantes ou vendedores) para ajudá-los a ter cada vez mais sucesso em suas adaptações. 

Um Feliz 2015 a todos, com muita saúde!

EQUIPE ULTRALENTES
 





Nenhum comentário: