Pesquisar este blog

Bem-vindo ao Blog Ultralentes!

O Blog corporativo Ultralentes dispõe as últimas notícias e novidades da empresa, além de informações e atualizações sobre nossos produtos de alta tecnologia. Visite também o

FÓRUM ULTRALENTES!

O Fórum Ultralentes é um espaço dedicado á discussão de casos de adaptação de lentes de contato RGPs, o fórum mais organizado e especializado sobre o assunto na internet.

terça-feira, 1 de março de 2011

O Renascimento das Lentes Esclerais e o surgimento das Semiesclerais

As lentes esclerais não são novas. Elas foram as primeiras lentes que foram desenvolvidas várias décadas atrás. O que mudou neste período atual no qual vemos um renascimento destas lentes são os novos materiais permeáveis ao oxigênio com os quais elas são fabricadas, os novos desenhos e aos métodos de fabricação. 

A Ultralentes começou os estudos científicos sobre lentes esclerais e semi-esclerais em Maio de 2003 após o Dr. Saul Bastos pedir a seu filho Luciano Bastos para desenvolver soluções em lentes de diâmetros maiores de 12.5 mm para córneas extremamente irregulares para utilização no Instituto de Olhos Dr. Saul Bastos. Após muitos estudos Luciano fez contatos com especialistas na fabricação e adaptação de lentes esclerais nos EUA e Europa, tendo alguns dos mais experientes especialistas do mundo como mentores, incluindo seu pai que já tinha trabalhado com estas lentes por volta de 1970.

No dia 30 de Julho de 2008 a Ultralentes lança oficialmente as lentes esclerais SB e semiesclerais SSB asféricas após alguns anos de testes clínicos e comparativos com alguns modelos importados os quais foram testados por cerca de três anos no Instituto de Olhos Dr. Saul Bastos (IOSB).  

Atualmente a Ultralentes desenvolve projetos de lentes especiais em parceria com o IOSB e algumas universidades (hospital-escola) no país, sendo o foco da empresa o desenvolvimento de pesquisa clínica e científica em soluções em lentes especiais para correção óptica e terapêutica.

"Estamos muito orgulhosos de saber que nosso trabalho está sendo cada vez mais reconhecido pela tecnologia de ponta que desenvolvemos na Ultralentes. O nosso foco sempre foi e continuará a ser a pesquisa e desenvolvimento de lentes de contato especiais de forma absolutamente exclusiva com a oftalmologia brasileira." diz Luciano Bastos 

A Ultralentes fabrica atualmente uma das mais sofisticadas lentes especiais para ceratocone do mundo, a lente Ultracone em diferentes versões, inclusive em lente semi-escleral, chamada Ultracone SSB. A empresa também fabrica lentes especiais pós-transplante de córnea, pós-cirurgias refrativas, pós-trauma e lentes para finalidades terapêuticas e de tratamento combinado.

Em 2011 a Ultralentes completa 25 anos de história, são anos de total dedicação ao estudo e a pesquisa para desenvolver produtos da mais alta qualidade e sofisticação para atender aos seletos oftalmologistas interessados na reabilitação visual com lentes especiais e aos pacientes portadores de patologias que os impedem de exercer suas atividades. O objetivo é oferecer aos pacientes que precisarem lentes que permitam conforto, a melhor visão e especialmente que mantenham a saúde ocular.  

Em breve o novo website da Ultralentes estará disponível online!

4 comentários:

Rafael Caporali Campos disse...

Ola Dr. Luciano primeiramente parabéns pela matéria. Meu nome é Rafael e tenho 25 anos, fiz cirurgia refrativa de miopia (PRK) a cerca de 1 ano e meu grau está zero em ambos os olhos, porém estou tendo algumas aberrações de alta ordem como halos, glare e starbusts. Andei pesquisando sobre o assunto e como eliminar ou evitar ao máximo esses incomodos e pelo que pude ver a única forma seria através de uso dessas lentes RGP especiais para pacientes pós-cirurgia refrativa. Você saberia onde eu consigo comprar esse tipo de lentes ou se é melhor eu fazer uma específica para meu tipo de olho ?
Uma terceira dúvida seria que a minha primeira cirurgia não foi a personalizada, você pela sua experiência saberia se realizando uma segundo cirurgia personalizada poderia melhorar esses incomodos ?
Obrigado desde ja. Rafael Campos.

Luciano Bastos disse...

Caro Rafael,

Existem algumas lentes do tipo rígidas (gás permeáveis) que podem neutralizar ou ao menos amenizar estas aberrações que restam após a cirurgia refrativa por PRK. Uma delas é a lente RGP asférica Ultraflat fabricada pelo laboratório Ultralentes.

Dependendo de onde você mora é possível encontrar um oftalmologista credenciado e certificado que adapte estas lentes próximo a você. Independente de onde você fizer a consulta a lente tem que ser obrigatóriamente personalizada para o seu caso por uma série de razões como a segurança fisiológica da córnea, o conforto e o melhor resultado visual possível de se obter.

No IOSB em Porto Alegre este tipo de adaptação é feito há bastante tempo, entretanto cada caso é preciso avaliar de forma criteriosa para ver em um teste de lente se o resultado é promissor.

Quanto a cirurgia de retoque personalizada com "wave front" talvez seja possível amenizar o problema sim, mas é preciso consultar com um cirurgião experiente nesse tipo de situação e ver com ele o custo x benefício, em certos casos talvez o ideal seja não alterar ainda mais a córnea de forma a não piorar ainda mais o quadro ou afetar a córnea de maneira que outros problemas possam ocorrer.

Consulte o seu oftalmologista, veja a opinião de outros cirurgiões igualmente para ver se há um consenso antes de tomar a decisão final.

Atenciosamente,
Luciano Bastos

Luiz Henrique disse...

Meu Deus desde que tenho ceratocone nunca usaei lentes conforataveis, preciso de ajuda moro em Brasilia e sempre soube da existencia das lentes ultracones porém ninguem no DF trablha com elas, estou sem condiçoes financeiras de viajar e meu caso esta bem grave ja estou com ceratite, bom quero saber saber se o meu médico mandar meus dados: ceratoscopia, medida do olho e outros exames se podem me mandar uma amostra ou fazerem lentes para eu comprar e mandarem via correio?

psylulo@hotmail.com

Twitter.com/luiz_conrado

Luciano Bastos disse...

Caro Luiz Henrique,

O seu médico pode entrar em contato com a Ultralentes pelo email ultralentes@ultralentes.com.br

Podemos verificar a possibilidade de ajudar no seu caso, dependerá apenas dele entrar em contato.

Atenciosamente,

Luciano Bastos